O portal de cursos a distância

Aproveitando o tema da postagem anterior, a escola como centro da internet, onde o professor Bento Duarte da Silva fala sobre a importância e necessidade do site/portal/blog ser a porta de partida para a internet dos alunos resolvi postar sobre a importância da página inicial dos cursos a distância. Vamos lá!

Nem sempre a página inicial dos cursos EaD são atrativas o suficiente para que o aluno a acesse sem ter a obrigação de fazer alguma atividade ou ler um texto. Isso é um grande erro estratégico! Considerando o potencial dos cursos EaD é possível tornar a página inicial um espaço convidativo para  ler textos, ver vídeos, conhecer sites e blogs que tratem do tema do curso. Além disso a página deve ter conexão com redes e mídias sociais que possam despertar o interesse por leitura específica, atualidades e também que incentive os alunos  a produzir conteúdo de qualidade. 

O grande desafio das instituições que oferecem EaD é tornar o portal do curso conectado com o mundo. Uma formação não pode ser realizada de forma isolada apenas dentro de um ambiente virtual de aprendizagem. Para aprender  é preciso estar em contato com outras realidades, fazer comparações, ler para criticar ou concordar, conhecer outras pessoas e visões de mundo. Assim como o aluno de uma escola precisa de um "norte" para acessar a internet sem perder o foco educacional os cursos a distância podem apresentar uma página inicial atrativa onde o aluno a reconheça como ponto de partida para seus estudos.

O desejo da maioria dos cursos a distância é que seus alunos sejam pesquisadores, críticos, produtores de conteúdo e também tornem-se referência na internet como profissionais que colaboram, sabem identificar uma oportunidade, compartilhem conhecimento e que esteja sempre prontos a aprender. Essa é uma grande tarefa e exige das instituições de ensino empenho, criatividade e atitude.

Pensando nisso, uma página inicial organizada que ofereça opções de estar conectado com a área de estudo pode contribuir muito com a formação do aluno a distância. No entanto, apenas uma página bem elaborada não fará todo o trabalho. É preciso que o conteúdo esteja atualizado e contextualizado, que os professores/tutores tenham habilidade de comunicar-se, de fazer conexões e de tornar o curso dinâmico. Enfim o desafio é grande, possível e necessário!

Até o próximo post.

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Participe deste blog! Deixe seu comentário, sugestão, elogio ou critica!
Ficarei muito feliz em receber seu comentário.
Abraços

Instagram